Encontra-se à venda o livro "António Manuel Couto Viana : memorial do coração : conversa a quatro mãos"

António Manuel Couto Viana : memorial do coração : conversa a quatro mãos

de Ricardo de SAAVEDRA
Lisboa : Quetzal , 2012.
ISBN: 978-972-564-947-3



Este memorial é um inusitado passeio pelos meandros culturais da segunda metade do século passado. Os protagonistas desdobraram o roteiro numa incontida conversa a quatro mãos, que começa ao lado do conjunto monumental da sala de visitas de Viana do Castelo e, sem paragens, se vai desenrolando em diferentes locais, de Braga a Lisboa, de Coimbra ao Porto, ou mais longe, do Brasil a África, a Macau e a tantos outros míticos recantos nooriente do Oriente.
Em busca de quê? Do «coração sensitivo e letrado», do Poeta que nasceu no palco, que introduziu o teatro infanto-juvenil em Portugal e ressuscitou o teatro de títeres, que durante duas décadas teve, só na capital, quase um milhão de crianças a esgotar os seus 1800 espectáculos, e que em peças para adultos deu uma lufada de ar fresco nos obsoletos tablados. Que se amesendou na Távola Redonda para reformular o lirismo vigente. Foi o Poeta que mais escreveu sobre os seus irmãos poetas, chegando a criar-lhes um dicionário, pois passou a vida a divulgar o lado nem sempre visível da cultura da sua geração. Daí que neste passeio se cruzem nomes, muitas centenas de nomes, artistas de gabarito ou nem tanto e literatos de todas as safras, sem se olhar às cores da tinta, antes ao talento da obra. E, quando todas as paisagens parecem esgotadas, quando nos julgamos chegados ao ponto de não regresso, eis que, de repente, surge o velho de novo. António Manuel Couto Viana volta, por mão própria, nestas páginas.


Sinopse
Biografia de António Manuel Couto Viana escrita a quatro mãos. Um documento magnífico sobre a vida e obra de Couto Viana, e que integra variadíssimos contributos e testemunhos de amigos, admiradores, contemporâneos e discípulos. Tem ainda um acervo extraordinário de fotografias, desenhos e outra iconografia. Durante meio século Ricardo de Saavedra manteve uma grande amizade com António Manuel Couto Viana. Trabalhou com ele no Teatro da Trindade, recebeu-o em Moçambique, foi entrevistá-lo a Macau, arrastou-o até à Jamba para conhecer Savimbi. Sobre o homem de teatro e sobre o escritor publicou mais de uma vintena de textos, prefaciou-lhe três livros, apresentou-o em público diversas vezes. Nos últimos anos, acompanhou-o de perto, na sua vida e obra. Depois de ter iniciado o jornalismo em Lisboa, Ricardo de Saavedra foi mobilizado para Moçambique. Cumprido o serviço militar, radicou-se em Lourenço Marques como professor do ensino secundário, quadro num matutino, e mais tarde numa agência noticiosa. Em 1974, mudou-se para Joanesburgo, trabalhou na rádio sul-africana, em duas revistas e num semanário. Regressado a Portugal em 1987, ingressou no Diário de Noticias, participou no lançamento da revista Notícias Magazine e das Publicações Especiais, que também o ocuparam no Jornal de Notícias. Ricardo Saavedra é autor de vários livros de ficção e não ficção.



Para mais informações (preço, encomenda) 


Sem comentários:

Enviar um comentário