Cadernos Vianenses - VENDA

Cadernos Vianenses

Tomos Anteriores
Tomo 47 (2013)



















Com o subtítulo de  Notícia do passado e do presente da região de Viana do Castelo, surgia em Outubro de 1978 o primeiro tomo dos  Cadernos Vianenses, editado pelo Pelouro da Cultura da Câmara Municipal sob orientação de uma comissão constituída por António Dionísio Marques, Severino Costa, Maria Tereza Majer de Faria, Jaime Cepa, Maria Augusta Eça d’Alpuim, J. Baptista Gonçalves da Silva, Maria Emília Sena de Vasconcelos, Rui Pinto e Matias de Barros.

Pretendia-se com a sua publicação abordar assuntos relacionados com as “gentes de Viana do Castelo, analisando-as sob o ponto de vista etnográfico e etnológico, somática e culturalmente, tratando de desvendar as suas possíveis etnias, entendidas estas como seus caracteres noológicos; relembrando e evocando o seu passado e, assim, estudando a sua história, quer no aspecto puramente antropológico, quer nas suas manifestações culturais, as mais diversas, desde a arqueologia, a passar pelo folclore, cerâmica, trajos típicos e artesanato e a terminar na pintura, poesia e, até, actividades desportivas”. Genericamente, a promoção da cultura vianense assumia-se como objectivo primordial desta publicação, que se desejava ver continuada no futuro. E, assim aconteceu. Desde essa data, os Cadernos Vianenses continuaram a ser editados constituindo hoje um valioso repositório de trabalhos sobre a região.

Por serem muito procurados, sobretudo por aqueles que se interessam pela cultura vianense, aqui disponibilizamos os volumes até hoje publicados com o intuito de facilitar o acesso ao seu conteúdo.


Sem comentários:

Enviar um comentário