Livro - Azulejo : roteiro no concelho de Viana do Castelo

Título - Azulejo : roteiro no concelho de Viana do Castelo
Autor -  Francisco José Carneiro Fernandes


Edição (bilingue) - Câmara Municipal  
168 p.

| Local de vendas: Biblioteca Municipal de Viana do Castelo


Nota Biográfica do Autor: Francisco José Carneiro Fernandes

Nasceu em Viana do Castelo, freguesia de Santa Maria Maior.
Publica as primícias literárias no frescor da mocidade: Diário Popular, Lisboa, 1966, Página "Terras de Portugal".
Abraça a Imprensa Regional nos alvores de 70, através do Jornal A Aurora do Lima.
Na décadas de 1980 e 90, integra os corpos diretivos da Associação dos Jornalistas e Homens de Letras do Alto Minho (AJHLAM) e do Centro de Estudos Regionais (CER).
Professor do Ensino Secundário, licenciado em Geografia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, depois de ter exercido funções administrativas na "Auto-viação Cura" e nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo.
Tem trabalhos dispersos por revistas e outras publicações periódicas, versando o Património, a Geografia Humana e as Letras. Nos Cadernos Vianenses, desde o Tomo Il (Junho de 1979), sendo, à data, o colaborador mais jovem. Paralelamente, tem orientado visitas ao encontro do Património Histórico, Artístico e Arquitetónico, para diversas entidades, e participado com comunicações em palestras e outras jornadas culturais.
É autor das seguintes obras em livro: Viana Monumental e Artística - Espaço Urbano e Património de Viana do Castelo, GDCT dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), 1990 .com duas edições); Geografia e Memórias da Baixa Vianense — Comércio, Serviços, Património, CER, 1995; Tesouros de Viana — Roteiro Monumental e Artístico, GDCT dos ENVC, 1999; O Azulejo - Um Olhar no Alto Minho e Baixo Minho Litoral, CER 2000; e os títulos de Poesia, Viagens (2000), Olhares (2002), O Meu Disco de Vinil (2004), Na Poética dos Lugares (2009), editados pela Ancorensis Cooperativa de Ensino, de Vila Praia de Âncora, e Nas Janelas da Minha Alma (2013), pela Mosaico de Palavras Editora (Porto).
Coautor de Postais, pedras e percursos de Viana antiga, de 1994, e Viana - Cidade e Circunstância, 1997, obras editadas pelo GDCT dos ENVC.
Recentemente, autor do roteiro Azulejo — Percursos em Viana do Castelo, editado pela Câmara Municipal de Viana do Castelo em Março de 2017, com Design de Rui Carvalho.
Publicação bilingue, de 56 páginas impressas a cores, inclui dois percursos no Centro Histérico (Santa Maria Maior e Monserrate) e um itinerário na Envolvente Urbana.


Sem comentários:

Enviar um comentário