Livro - Traje à vianesa : caderno de especificações para a certificação

Título - Traje à vianesa : caderno de especificações para a certificação
Texto - Graça Ramos e Ana Pires
2017

Edição - Câmara Municipal | Local de vendas: Biblioteca Municipal de Viana do Castelo


"A Câmara Municipal de Viana do Castelo tem como uma das suas premissas a preservação e valorização dos seus produtos endógenos e das suas tradições. Um dos nossos maiores valores culturais é, sem dúvida, o traje à vianesa, pelo qual Viana do Castelo é nacional e internacionalmente reconhecida.
Logo, certificar e preservar a identidade do traje à vianesa foi, desde o primeiro momento, um dos nossos objetivos, que agora se concretiza com a publicação dos resultados de um estudo onde foi feita a recolha, triagem e análise de toda a informação relevante para o estudo do Traje à Vianesa nas suas múltiplas modalidades (Afife, Carreço, Areosa, Santa Marta de Portuzelo e Perre, segundo a definição de Cláudio Basto, do início do séc. XX).
Efetuada esta caracterização de cada uma das modalidades consideradas e definição de "trajes-tipo", com descrição exaustiva de cada peça que integra a referida indumentária e respetivo registo fotográfico, e efetuado o estudo das possibilidades de registo e certificação, é hora de dar a conhecer, neste caderno de especificações, o nosso "Traje à Vianesa - Viana do Castelo" preservado e divulgado.
Este caderno de especificações é nada mais, nada menos, do que o instrumento onde estão definidas as características do "Traje à Vianesa - Viana do Castelo" e listados todos os parâmetros, o nome, os referenciais histórico-geográficos e a sua caracterização. Estamos, assim, em condições de divulgar uma das nossas mais-valias etnográficas e culturais, reconhecidas como parte fundamental da cultura nacional."

O Presidente da Câmara
José Maria Costa

+ Info:

Sem comentários:

Enviar um comentário